Projeto IDeAL
AMATO LUSITANO

O Projeto IDeAL - “e-Amato Lusitano:
itinerários didáticos em património regional”

Sobre

O projeto tem como finalidade contribuir, através da educação e de abordagens inovadoras, inclusivas e sustentáveis, apoiadas no digital, para a preservação do riquíssimo património cultural, natural e científico da região da Beira Interior.

O foco patrimonial recai em João Rodrigues, conhecido como Amato Lusitano, nascido em Castelo Branco, em 1511, figura ímpar da ciência e da medicina renascentista, cuja dimensão humanista e ética continua a ser um exemplo inspirador que importa destacar e dar a conhecer.

A relevância científica, cultural e ética de Amato Lusitano torna crucial o aprofundamento do conhecimento da sua vida e obra.
Este património inclui a obra Centúrias de Curas Medicinais, sete volumes que foram publicados entre 1551 e 1564.

O Horto Amato Lusitano, é um espaço onde são cultivadas espécies botânicas, muitas delas autóctones da Beira Interior, usadas em terapias descritas na obra Centúrias de Curas Medicinais. Este recinto foi criado como contexto de educação não formal, com a intenção de resgatar a memória, a vida e a obra científica de Amato Lusitano.

Espera-se, que o projeto contribua para fortalecer a identidade local, promover a sustentabilidade (e.g., social, económica, ambiental), e desenvolver o sentido de responsabilidade em relação à importância da conservação do património imaterial regional.

Referência: CFPI2023/04

 

Investigadores do Projeto

Fátima Regina Jorge Ana Sofia Marcelo António Pais Carlos Reis
IPCB - ESE IPCB - ESART IPCB - ESE IPCB - ESART
       
Isabel Marcos Madalena Ribeiro Neel Vipichandra Ricardo Silva
IPCB - ESART IPCB - ESART IPCB - ESART IPCB - ESART

 

Colaboradores Externos

Agnelo Quelhas Fernanda Delgado de Sousa Adelaide Salvado Maria de Fátima Paixão
IPCB - ESE IPCB - ESACB (IPCB - ESE) (IPCB - ESE)
       
Maria Helena Martins Maria de Lurdes Cardoso Paul Melia Paulo Afonso
(Santa Casa Misericórdia) (IPCB - ESE) IPCB - ESE IPCB - ESE

 

Objetivos

Intervir em contexto de património cultural através do desenvolvimento de recursos e conteúdos digitais sobre Amato Lusitano e a sua obra, no sentido de o preservar e tornar acessível às gerações contemporâneas.

Analisar o contributo dos recursos e conteúdos digitais para potenciar interações com o património e promover aprendizagens ativas e significativas.

Avaliar o impacto dos recursos e conteúdos digitais para o desenvolvimento de competências de planificação e implementação de estratégias de ensino-aprendizagem interdisciplinares e valorizadoras do património (em futuros profissionais de educação e ensino).

 

Eixos

Produção de um documentário sobre a vida e obra de Amato Lusitano.

Sistematização das plantas usadas como ingredientes em medicamentos na Primeira Centúria de Curas Medicinais.

Desenvolvimento de itinerários didáticos na formação de professores, permitindo criar ligações com o património cultural local.

 

Parceiros

O projeto envolve vários investigadores do IPCB, da equipa Techn&Art. O IPCB colabora ainda em ações de divulgação e é responsável pel a manutenção do Horto Amato Lusitano (na Escola Superior de Educação).   A UID IPCB-CERNAS (Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade), com enfoque nos domínios da Ciências Agrárias, Ciência e Engenharia Alimentar e Ambiente e Sociedade, contribuiu no projeto providenciando apoio na área da botânica.   O Centro de Competência TIC do IPCB dá suporte à integração das TIC nas práticas escolares, nomeadamente através do apoio à formação contínua de professores e de formadores de professores.