O Horto de Amato Lusitano
O projeto IDeAL contemplou a intervenção na formação de futuros de professores, desafiando-os a planificar e implementar itinerários didáticos que conectem alunos do ensino básico com o património cultural local, no foco na vida e obra de Amato Lusitano e no Horto que o homenageia.
A intervenção assenta numa estratégia formativa que parte da didática indo ao encontro da prática, valorizando o património cultural como contexto para o ensino e aprendizagem, bem como a interação entre sala de aula e contextos educativos não formais, no caso o Horto Amato Lusitano.
Pretende-se, assim, promover a aproximação dos processos de ensino-aprendizagem à realidade sociocultural local, tanto na abordagem dos conteúdos quanto na organização das atividades. No esquema seguinte encontra-se uma visão geral das linhas orientadoras da dessa intervenção.
A concretização dos itinerários didáticos
envolveu a participação de 18 futuros professores, alunos do 1º ano do mestrado
em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e um total de cinco
turmas do 3.º e 4.º anos de escolaridade, alunos de 8 a 10 anos.
A abordagem metodológica inclui 3 fases
principais: planificação, implementação e reflexão, assentes na metodologia de unidade
didática. Estas etapas permitiram assegurar a articulação entre objetivos pedagógicos,
estratégias de ensino e aprendizagem significativa, respeitando a especificidade
temática do património e, em particular, da figura e do legado de Amato Lusitano.
No esquema supra, apresenta-se uma visão geral das linhas orientadoras dessa intervenção.
A fase de planificação foi fundamental para garantir a coerência e a intencionalidade pedagógica dos itinerários didáticos, envolvendo os seguintes momentos-chave:
- definição e construção dos elementos de integração didática: identificação de objetivos de aprendizagem claros e alinhados com o currículo nacional, integrando o tema do património cultural com relevância específica para o contexto local (Horto Amato Lusitano) e a figura de Amato Lusitano;
- sequenciação do conteúdo programático: organização progressiva dos conteúdos em etapas que permitissem uma abordagem gradual e aprofundada, com ligação a competências transversais e específicas previstas para o nível etário dos alunos;
- construção dos percursos de ensino e aprendizagem: elaboração de trajetos pedagógicos diversificados que articulassem diferentes áreas curriculares, promovendo uma abordagem integradora e interdisciplinar ao tema;
- elaboração de objetos didáticos: desenvolvimento de materiais pedagógicos adaptados às necessidades dos alunos, como jogos interativos, fichas de trabalho, recursos multimédia e materiais manipulativos, que incentivassem a exploração e o envolvimento ativo.
A implementação das atividades em contexto escolar centrou-se na criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, com uma forte ênfase no envolvimento dos alunos. Esta etapa envolveu os seguintes momentos:
- criação de ambientes de aprendizagem interativos e inovadores: organização de espaços de aprendizagem estimulantes, que integrassem recursos tecnológicos e atividades práticas, promovendo a curiosidade e o pensamento crítico;
- envolvimento dos alunos: incentivo à participação ativa dos alunos através de estratégias que promoviam a colaboração, o debate e a resolução de problemas, respeitando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem;
- respeito pelo caráter transversal do tema património: integração do tema de forma transversal nas diferentes áreas curriculares, destacando o contributo histórico e cultural de Amato Lusitano como figura representativa do património local;
- diversificação de estratégias e espaços de aprendizagem: utilização de estratégias pedagógicas variadas, como visitas de estudo, atividades ao ar livre e projetos colaborativos, que valorizassem o contacto direto com o património;
- envolvimento e reflexão dos professores estagiários: acompanhamento e análise crítica do impacto das atividades realizadas, permitindo aos futuros professores refletir sobre as suas práticas e ajustar as estratégias em função das necessidades dos alunos.
A fase de reflexão desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da competência didática dos futuros professores e na consolidação das aprendizagens realizadas. Esta etapa desenvolveu-se através dos seguintes momentos reflexivos:
- desenvolvimento da competência didática dos futuros professores: os professores estagiários refletiram sobre a eficácia das estratégias utilizadas, avaliando o impacto das atividades na aprendizagem dos alunos e na sua própria formação. A autoavaliação e o feedback foram essenciais para identificar áreas de melhoria e consolidar boas prática;
- contributos para a inovação pedagógica: o processo promoveu a criação de ambientes de aprendizagem inovadores, baseados na integração de recursos tecnológicos e metodologias interativas, favorecendo uma abordagem pedagógica mais atrativa e eficaz.
- importância da integração transversal dos estudos sobre o património: em consonância com as orientações da UNESCO (2021), este projeto reforçou a importância de sensibilizar as novas gerações para a preservação e valorização do património. A abordagem transversal permitiu que o tema fosse explorado em várias disciplinas, promovendo uma visão holística e conectada do conhecimento. Na perspetiva metodológico-didática, a abordagem adotada permitiu, assim, explorar o tema do património e a figura de Amato Lusitano de forma interdisciplinar e inovadora, promovendo aprendizagens significativas tanto para os alunos como para os futuros professores, numa perspetiva reflexiva e integradora.
Os resultados obtidos sugerem que o recurso ao património cultural como elemento de contextualização do ensino ajudou os futuros professores a desenvolver competências didáticas.
Em consonância com as recomendações da UNESCO (2021), os resultados apontam, ainda, uma via sustentável para a implementação de medidas de proteção e conservação do património cultural, material e imaterial, através da sua exploração didática na formação inicial de professores.
A seguinte tabela-resumo sintetiza os principais resultados obtidos nas 3 fases do processo. São evidenciadas as produções desenvolvidas pelos futuros professores, bem como as emoções predominantes.
Os resultados refletem a criatividade e a eficácia dos itinerários didáticos elaborados, destacando o impacto deste recurso no desenvolvimento de competências didáticas e no envolvimento dos estagiários.
A análise documental permitiu ainda identificar perceções e tendências emocionais distintas ao longo do processo, ilustrando a evolução dos futuros professores na superação de desafios, no fortalecimento da confiança e na consolidação da sua prática pedagógica.
Objetivo principal |
Produções dos |
Reflexões e Emoções |
|||
Fase de Planificação |
|||||
Criar itinerários didáticos criativos a partir de elementos integradores do património (legado de Amato Lusitano). |
- Itinerários didáticos desenvolvidos com foco no tema “plantas e curas”. - Recursos pedagógicos: fichas temáticas, jogos e apresentações multimédia. - Planeamento de atividades interdisciplinares. |
Emoções: Nervosismo,
preocupação e
expetativa ao enfrentar o
desconhecido. - Dificuldades na articulação inicial dos objetivos com os conteúdos, superadas com apoio e colaboração entre pares. |
|||
Fase de Implementação |
|||||
Promover a interação dos alunos com o património cultural através de ambientes de aprendizagem dinâmicos e inovadores. |
- Registo de atividades realizadas: exploração
prática de plantas, simulações históricas e
trabalho em grupo. - Relatos do envolvimento ativo dos alunos. - Estratégias diversificadas aplicadas em sala e em espaços exteriores. |
Emoções: Entusiasmo, empatia,
descoberta e
envolvimento dos alunos. - Reconhecimento do impacto positivo da participação ativa dos alunos na motivação para aprender. |
|||
Fase de Reflexão |
|||||
Avaliar o impacto das práticas no desenvolvimento de competências profissionais e na valorização do património cultural. |
- Relatórios finais evidenciando a criatividade e a eficácia dos itinerários. - Testemunhos do desenvolvimento de competências didáticas e da valorização do património. - Identificação de aprendizagens e boas práticas. |
Emoções: Satisfação, confiança e
superação. - Reflexão sobre o contributo do património cultural como ferramenta pedagógica eficaz. - Reforço da autoestima e confiança profissional. |
|||
Em suma, os futuros professores demonstraram um progresso significativo ao longo das três fases.
Na planificação, enfrentaram desafios emocionais relacionados com o desconhecido, mas superaram-nos com apoio colaborativo e criatividade.
Durante a implementação, o entusiasmo e o envolvimento com os alunos foram evidentes, mostrando a eficácia das estratégias utilizadas.
Por fim, na reflexão, os sentimentos de satisfação e confiança revelam a importância desta abordagem para o desenvolvimento das suas competências profissionais.
Os resultados evidenciam, ainda, o sucesso da metodologia e o impacto positivo da integração do património cultural na formação inicial de professores.