Projeto IDeAL
AMATO LUSITANO

O Horto de Amato Lusitano

Itinerários Didáticos na Formação de Professores

O projeto IDeAL contemplou a intervenção na formação de futuros de professores, desafiando-os a planificar e implementar itinerários didáticos que conectem alunos do ensino básico com o património cultural local, no foco na vida e obra de Amato Lusitano e no Horto que o homenageia.

A intervenção assenta numa estratégia formativa que parte da didática indo ao encontro da prática, valorizando o património cultural como contexto para o ensino e aprendizagem, bem como a interação entre sala de aula e contextos educativos não formais, no caso o Horto Amato Lusitano.

Pretende-se, assim, promover a aproximação dos processos de ensino-aprendizagem à realidade sociocultural local, tanto na abordagem dos conteúdos quanto na organização das atividades. No esquema seguinte encontra-se uma visão geral das linhas orientadoras da dessa intervenção.

 

 

A concretização dos itinerários didáticos envolveu a participação de 18 futuros professores, alunos do 1º ano do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e um total de cinco turmas do 3.º e 4.º anos de escolaridade, alunos de 8 a 10 anos.
A abordagem metodológica inclui 3 fases principais: planificação, implementação e reflexão, assentes na metodologia de unidade didática. Estas etapas permitiram assegurar a articulação entre objetivos pedagógicos, estratégias de ensino e aprendizagem significativa, respeitando a especificidade temática do património e, em particular, da figura e do legado de Amato Lusitano.

No esquema supra, apresenta-se uma visão geral das linhas orientadoras dessa intervenção.

A fase de planificação foi fundamental para garantir a coerência e a intencionalidade pedagógica dos itinerários didáticos, envolvendo os seguintes momentos-chave:

- definição e construção dos elementos de integração didática: identificação de objetivos de aprendizagem claros e alinhados com o currículo nacional, integrando o tema do património cultural com relevância específica para o contexto local (Horto Amato Lusitano) e a figura de Amato Lusitano;

- sequenciação do conteúdo programático: organização progressiva dos conteúdos em etapas que permitissem uma abordagem gradual e aprofundada, com ligação a competências transversais e específicas previstas para o nível etário dos alunos;

- construção dos percursos de ensino e aprendizagem: elaboração de trajetos pedagógicos diversificados que articulassem diferentes áreas curriculares, promovendo uma abordagem integradora e interdisciplinar ao tema;

- elaboração de objetos didáticos: desenvolvimento de materiais pedagógicos adaptados às necessidades dos alunos, como jogos interativos, fichas de trabalho, recursos multimédia e materiais manipulativos, que incentivassem a exploração e o envolvimento ativo.

 

A implementação das atividades em contexto escolar centrou-se na criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, com uma forte ênfase no envolvimento dos alunos. Esta etapa envolveu os seguintes momentos:

- criação de ambientes de aprendizagem interativos e inovadores: organização de espaços de aprendizagem estimulantes, que integrassem recursos tecnológicos e atividades práticas, promovendo a curiosidade e o pensamento crítico;

- envolvimento dos alunos: incentivo à participação ativa dos alunos através de estratégias que promoviam a colaboração, o debate e a resolução de problemas, respeitando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem;

- respeito pelo caráter transversal do tema património: integração do tema de forma transversal nas diferentes áreas curriculares, destacando o contributo histórico e cultural de Amato Lusitano como figura representativa do património local;

- diversificação de estratégias e espaços de aprendizagem: utilização de estratégias pedagógicas variadas, como visitas de estudo, atividades ao ar livre e projetos colaborativos, que valorizassem o contacto direto com o património;

- envolvimento e reflexão dos professores estagiários: acompanhamento e análise crítica do impacto das atividades realizadas, permitindo aos futuros professores refletir sobre as suas práticas e ajustar as estratégias em função das necessidades dos alunos.

 

A fase de reflexão desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da competência didática dos futuros professores e na consolidação das aprendizagens realizadas. Esta etapa desenvolveu-se através dos seguintes momentos reflexivos:

- desenvolvimento da competência didática dos futuros professores: os professores estagiários refletiram sobre a eficácia das estratégias utilizadas, avaliando o impacto das atividades na aprendizagem dos alunos e na sua própria formação. A autoavaliação e o feedback foram essenciais para identificar áreas de melhoria e consolidar boas prática;

- contributos para a inovação pedagógica: o processo promoveu a criação de ambientes de aprendizagem inovadores, baseados na integração de recursos tecnológicos e metodologias interativas, favorecendo uma abordagem pedagógica mais atrativa e eficaz.

- importância da integração transversal dos estudos sobre o património: em consonância com as orientações da UNESCO (2021), este projeto reforçou a importância de sensibilizar as novas gerações para a preservação e valorização do património. A abordagem transversal permitiu que o tema fosse explorado em várias disciplinas, promovendo uma visão holística e conectada do conhecimento. Na perspetiva metodológico-didática, a abordagem adotada permitiu, assim, explorar o tema do património e a figura de Amato Lusitano de forma interdisciplinar e inovadora, promovendo aprendizagens significativas tanto para os alunos como para os futuros professores, numa perspetiva reflexiva e integradora.

 

Os resultados obtidos sugerem que o recurso ao património cultural como elemento de contextualização do ensino ajudou os futuros professores a desenvolver competências didáticas.

Em consonância com as recomendações da UNESCO (2021), os resultados apontam, ainda, uma via sustentável para a implementação de medidas de proteção e conservação do património cultural, material e imaterial, através da sua exploração didática na formação inicial de professores.

A seguinte tabela-resumo sintetiza os principais resultados obtidos nas 3 fases do processo. São evidenciadas as produções desenvolvidas pelos futuros professores, bem como as emoções predominantes.

Os resultados refletem a criatividade e a eficácia dos itinerários didáticos elaborados, destacando o impacto deste recurso no desenvolvimento de competências didáticas e no envolvimento dos estagiários.

A análise documental permitiu ainda identificar perceções e tendências emocionais distintas ao longo do processo, ilustrando a evolução dos futuros professores na superação de desafios, no fortalecimento da confiança e na consolidação da sua prática pedagógica.

 

Resumo dos Resultados das diversas Fases

 
 
Objetivo principal
 
Produções dos
futuros professores
 
Reflexões e Emoções
Fase de Planificação
  Criar itinerários didáticos criativos a partir de elementos integradores do património (legado de Amato Lusitano).   - Itinerários didáticos desenvolvidos com foco no tema “plantas e curas”.
- Recursos pedagógicos: fichas temáticas, jogos e apresentações multimédia.
- Planeamento de atividades interdisciplinares.
  Emoções: Nervosismo, preocupação e expetativa ao enfrentar o desconhecido.
- Dificuldades na articulação inicial dos objetivos com os conteúdos, superadas com apoio e colaboração entre pares.
Fase de Implementação
  Promover a interação dos alunos com o património cultural através de ambientes de aprendizagem dinâmicos e inovadores.   - Registo de atividades realizadas: exploração prática de plantas, simulações históricas e trabalho em grupo.
- Relatos do envolvimento ativo dos alunos.
- Estratégias diversificadas aplicadas em sala e em espaços exteriores.
  Emoções: Entusiasmo, empatia, descoberta e envolvimento dos alunos.
- Reconhecimento do impacto positivo da participação ativa dos alunos na motivação para aprender.
Fase de Reflexão
  Avaliar o impacto das práticas no desenvolvimento de competências profissionais e na valorização do património cultural.   - Relatórios finais evidenciando a criatividade e a eficácia dos itinerários.
- Testemunhos do desenvolvimento de competências didáticas e da valorização do património.
- Identificação de aprendizagens e boas práticas.
  Emoções: Satisfação, confiança e superação.
- Reflexão sobre o contributo do património cultural como ferramenta pedagógica eficaz.
- Reforço da autoestima e confiança profissional.

 

Em suma, os futuros professores demonstraram um progresso significativo ao longo das três fases.

Na planificação, enfrentaram desafios emocionais relacionados com o desconhecido, mas superaram-nos com apoio colaborativo e criatividade.

Durante a implementação, o entusiasmo e o envolvimento com os alunos foram evidentes, mostrando a eficácia das estratégias utilizadas.

Por fim, na reflexão, os sentimentos de satisfação e confiança revelam a importância desta abordagem para o desenvolvimento das suas competências profissionais.

Os resultados evidenciam, ainda, o sucesso da metodologia e o impacto positivo da integração do património cultural na formação inicial de professores.