Glossário de Curas Medicinais
Preparações líquidas obtidas por destilação ou infusão de plantas medicinais , usadas para fins terapêuticos.
Termo usado para indicar que os componentes de uma receita ou preparação devem ser medidos em partes iguais. Em medicina e farmácia, implica que cada ingrediente é utilizado na mesma quantidade.
Xarope espesso produzido a partir do sumo de amoras, utilizado em diversas fórmulas terapêuticas, como gargarejos.
Termo vulgar usado para designar o mercúrio (Hg).
Transformação do mercúrio por reação com ácido.
Preparação líquida para lavar, interna ou externamente, partes do corpo. Pode ser usada para tratar áreas internas, como o útero, ou externas, como chagas e feridas, através de imersão ou lavagem de áreas específicas.
Preparação medicinal sólida ou semissólida para ingestão, feita a partir de uma mistura de ingredientes vegetais com açúcar.
Preparação medicinal semissólida que se aplica diretamente sobre a pele, composta por uma mistura de ingredientes naturais, como plantas medicinais, sementes e farinhas, frequentemente combinada com óleos.
Preparação medicinal composta por uma mistura incluindo cera e óleo, e outros ingredientes, que se aplica diretamente sobre a pele ou sobre um pano ou couro.
Preparação medicinal líquida administrada via retal, geralmente para limpar o intestino ou com outros fins terapêuticos.
Preparação e maturação de substâncias através da aplicação de calor, geralmente num líquido em ebulição.
Preparação medicinal composta por uma mistura de ingredientes de origem vegetal, animal ou mineral, utilizada para administração oral ou tópica.
Método de extração por fervura de material vegetal herbáceo (podendo incluir frutos, sementes, caules, raízes, cascas e rizomas) dos compostos químicos do material, sendo comum ferver até que o líquido se reduza a metade.
Preparação líquida resultante do processo de decocção.
Preparação medicinal composta por uma mistura de plantas, resinas e outros ingredientes naturais, reduzidos a pó e moldados em pílulas ou outras formas, que se queima para produzir fumo com fins terapêuticos.
Unidade de medida de massa usada nas prescrições de receitas médicas. 64 dracmas correspondiam a uma libra . A dracma subdividia-se em 3 escrópulos e em 60 grãos. Em unidades atuais, seria equivalente a 3,41 g. .
Medicamento de consistência mole, em geral, mais espesso que o mel, preparado a partir da mistura de pós, extratos ou polpas vegetais, frequentemente combinados com açúcar ou mel.
Processo de aplicação de um remédio líquido sobre uma parte enferma do corpo, geralmente através de irrigação.
Preparação medicinal adesiva, de uso externo, composta por misturas, como resinas, gomas e pós, que se aplica sobre a pele.
Unidade de medida de massa, resultante da subdivisão da onça em vinte e quatro partes. Em unidades atuais corresponderia, aproximadamente, a 1,14 g.
Tira de pano (e.g. linho) untada com uma substância medicamentosa, aplicada sobre feridas.
Aplicação de calor brando sobre uma parte doente do corpo, utilizando uma substância medicamentosa.
Processo de fricção leve para estender um líquido, pomada ou outra substância medicamentosa sobre uma parte doente do corpo.
Exposição ao fumo de substâncias medicinais, como plantas, resinas e outros ingredientes naturais, para fins terapêuticos.
Preparação medicinal para ser gargarejada, isto é agitada na boca ou garganta, sem a engolir.
Unidade de medida de massa, correspondente à vigésima parte do escrópulo. Em unidades atuais corresponderia, aproximadamente, a 56,8 mg.
Preparação medicinal composta por uma mistura de sete ingredientes, incluindo aloés da Índia, almécega, cinamomo, nardo silvestre, açafrão, espiga da Índia e xilobálsamo. Esta fórmula era frequentemente administrada em forma de pílula.
Variante da Hiera de Galeno, misturada com mel despumado. Também conhecida por hiera simples.
Preparação medicinal líquida que tem por base um xarope feito de flores de violeta (violas).
Medicamento de consistência mais espessa que o mel, preparado a partir da adição de xaropes a outras substâncias (pós, polpas, ...), destinado a ser lambido.
O mesmo que lambedor.
O mesmo que lambedor.
Preparação medicinal de consistência untuosa, preparado com uma base gordurosa, destinado a ser aplicado externamente através de fricções.
Unidade fundamental de massa do sistema greco-romano. Subdividia-se em 12 onças, cada uma subdividindo-se em oito dracmas, e esta subdividindo-se em 3 escrópulos, que se subdividia em 20 grãos. Uma libra corresponde, aproximadamente, a 327,4 gramas.
Submúltiplo da libra, representando 1/12 da libra. Em unidades atuais, a onça seria equivalente a 27,3 g.
Substância gorda, líquida à temperatura ambiente, de origem vegetal ou animal extraída por pressão, insolúvel em água e inflamável.
Preparação líquida com uma consistência semelhante a um xarope, composta por mel, em grande quantidade, dissolvido em água e com a adição de vinagre.
Preparação medicinal composta por vinagre de rosas, água de rosas e óleo de rosas, cuja proporção é ajustada pelo médico conforme a necessidade de refrigeração do paciente. De acordo com Amato Lusitano, a composição do oxirodino podia variar de acordo com a temperatura do ar, a idade e o sexo do doente.
Preparação medicinal sólida para administração oral.
Preparação medicinal obtida pela trituração de plantas secas.
Preparação líquida, cuja composição incluía um solvente aquoso, uma ou mais substâncias edulcorantes e uma ou mais drogas vegetais. Era administrada às colheres.
Preparação medicinal com efeito laxante, usada para provocar a evacuação intestinal.
Preparação medicinal com consistência de sabão, utilizada para aplicação externa.
Parte anterior da cabeça.
O mesmo que Sincipúcio.
Preparação líquida obtida por espremedura de partes de plantas (e.g. frutos, folhas, rizomas).
O mesmo que suco.
Preparação medicinal para uso externo de consistência pouco sólida, que tem por base uma substância gordurosa.
Preparação medicinal líquida, geralmente adoçada, para administração oral.